Motor Trifásico
O motor trifásico está muito presente em vários processos produtivos, devido a sua robustez, custo, flexibilidade e longa vida util. Geralmente a vida útil de um motor trifásico varia de 5 a 8 anos, mas será?
Para garantir que o motor trifásico opere por muitos anos é necessário realizar as preventivas mecânicas e também um correto dimensionamento, entendendo as características técnicas da placa do motor.
Neste post abordaremos o motor trifásico, analisando os principais dados do fabricante e também a vida útil do motor.
Iremos focar nos dados principais do motor, estes dados são necessários para dimensionar cabos, programar inversores e soft-stars
- Potência do motor KW(HP-CV) 2.2 (3.0) -> Potência necessária para ser realizado o trabalho. Este dado pode estar em diferentes unidades de medida, no exemplo acima a WEG inseriu ambas.
- Frequência (60 Hz) -> Frequência nominal do motor, este dado pode variar geralmente é 60 ou 50 Hz.
- RPM/min -> Quantas voltas o motor realiza por minuto. Fique atento mudanças de RPM interfere comprimento do motor (dimensão).
- Tensões nominais (220/380/440) -> Este dado está relacionado a tensão de alimentação do motor.
- Corrente nominal do motor (8.4 A p/220v; 4.86 A p/380; 4.20 A p/ 440V) -> É importante destacar que a corrente nominal está relacionada a tensão de alimentação do motor. Este dado é muito importante pois garante que o motor esteja operando dentro dos padrões.
Garanta uma longa vida útil do motor
É necessário realizar alguns cuidados no momento da instalação. Traremos um breve resumo:
- Garantir a ventilação do motor, de modo que ocorra troca de calor com o ambiente.
- Evitar rotações muito baixas, pois a ventoinha não irá refrigerar a carcaça. Caso seja necessário utilizar ventilação externa.
- Evitar a famosa partida direta, devido ao alto pico de corrente no momento da partida (Ip/In). Utilizar inversor de frequência, soft-start ou partida estrela-triângulo.
- Dimensionar os cabos corretamente, afim de evitar a queda de tensão.
Cuidados a ser realizados periodicamente.
- Realizar a medições elétricas do motor, as 3 fases tem que estar iguais e dentro das especificações nominais.
- Vibrações, a fixação da caraça ou carga desalinhado com o motor.
- Rolamento, o rolamento do motor causa graves problemas, gerando aumento da corrente nominal, vibrações, danos a carcaça e aumento na temperatura do motor. Fique atento ao ruído característico.
- Limpeza da carcaça e ventoinha.
- Temperatura do motor, é normal haver um certo aquecimento no motor. Mas fiquei atento pois o aquecimento em recesso irá danificar o motor.
O que causa o aquecimento do motor?
- Tensões elétricas abaixo da nominal.
- Corrente do motor acima da nominal.
- RPM/min muito baixo.
- Não haver ventilação.
- Queda de tensão em uma das fases.
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. A Automação Expert NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
1 comentário
Materia muito útil que enriquece e contribui para o crescimento profissional.