Automação Expert 💡

Partida Estrela Triângulo

Partida Estrela – Triângulo ainda é muito utilizada na prática em várias aplicações, neste post vamos detalhar o funcionamento e a importância de se utilizar Estrela/Triângulo no acionamento dos motores trifásicos.   

Por que é usado esta partida?

Primeiro, uma breve explicação sobre corrente nominal. É a corrente normal do motor com carga (dado do fabricante), este valor de corrente varia conforme a potência do motor .

Quando os motores trifásicos são acionados de forma direta, a corrente de partida é cerca de 8 vezes a corrente nominal. Ocasionando assim danos mecânicos ao equipamento (carga), queda de energia dependendo da potência do motor, sendo assim danos à rede elétrica e mecânica de modo geral.

Quando se utiliza o acionamento de partida indireta, usando o Estrela/Triângulo, há uma redução na corrente de partida cerca de 3 vezes a nominal do motor.

Há outros meios de se obter a redução da corrente de partida, como:

Todas essas alternativas geram custos para serem implementadas.

Descrição do Funcionamento Partida Estrela/Triângulo

As imagens acima representam as bobinas de um motor de 6 pontas. O motor de 6 pontas é o mais encontrado no mercado, mas há outros tipos de motores, como 6, 9 e 12 pontas. Geralmente, o fabricante identifica todas as pontas do motor, assim facilitando muito na prática. No caso da partida Estrela – Triângulo, o fechamento do motor é feito utilizando as contatoras, é realizado em dois estágios.

De modo a exemplificar o esquema elétrico, utilizamos o motor de 6 pontas, sendo dividido por comando (botões, temporizador e selos) e  potência (contatores, motor trifásico e relé de sobrecarga). Nota-se que inserimos o esquema elétrico original (estado desligado). 

Estágio 1

Ao pressionar o botão liga B1 (3/4),  a contatora C1, C2 e o temporizador T1 são acionados. Os contatos de potência das contatoras C1 e C2 estão fechados. Nota-se que o contato de comando C1 (13/14) se fecha, a função deste contato é manter o circuito ligado. E o contato de comando C2 (21/22) se abre, assim evitando que a contatora C3 seja ligada no primeiro estágio. 

Com as contatoras C1 e C2 energizadas, os contatos de potência C1 e C2 ficam fechados, assim ligando o motor em estrela. Lembrando que o temporizador T1 já está energizado e contando o tempo, vamos para o estágio 2.

Estágio 2

Ao finalizar a contagem do tempo T1. O contato do T1 (15/16) atua desligando a contatora C2 e  ligando a contatora C3, pois o contato de comando da contatora C2  (21/22) volta a ser fechado. Nota-se que a contatora C1 se mantém ligada. O motor neste momento está fechado em Delta. Para desligar o motor, é necessário atuar o botão  B0 (1/2), por sua vez  desligando o comando C1 e C3.

Descrição dos Compentes

Comando

  • F2 = Fusível para proteger o circuito de comando.
  • R1 (95/96) = Contato do térmico NF (normalmente fechado).
  •  B0 = Contato NF, Botão desliga.
  • B1 = Contato NA, Botão liga.
  • C1 (13/14) = contato NA, contatora C1.
  • C1, C2 e C3 = Comando da Contatora.
  • T1 = Temporizador.
  • T1 (15/16) = Contato relé do temporizador.
  • C3 (21/22) > Contato NF (normalmente fechado).   

Potência

  • C1, C2 e C3 = Contatos de potência da contatora.
  • M1 = Motor Trifásico de 6 pontas (carga).
  • R1 = Contatos de potência do relé térmico.  
  • F1 = Fusível para proteger o circuito de potência.

Onde é indicado a partida Estrela / Triângulo?

  • Ventiladores Industrias.
  • Roscas sem fim.
  • Misturadores.
  • Compressores.
  • Cargas que não necessitam de alteração de velocidade em operação. (Exemplo: Dosadores de produtos esteira ou roscas)

Inicie sua carreira profissional

Fundamentos que preparam para o mercado. Comece do zero com uma base sólida e prática.

Entenda os princípios, a lógica e os equipamentos que regem a automação industrial e dê o primeiro passo para uma carreira em alta.

Torne-se um profissional expert

Especialização que destaca no mercado.

Aprofunde-se em tecnologias avançadas, otimize processos e adquira o conhecimento de ponta que empresas líderes buscam. Suba de nível na sua carreira atual ou prepare-se para a próxima oportunidade.

Resumo Prático

Com base em nossos posts anteriores (Partida estrela – triângulo, Inversor de Frequência e Soft Starter) e com os conceitos de cada dispositivos, criamos uma tabela

Exemplos Práticos Controle de Velocidade Torque Mudanças Futuras Decisão do projeto 

 Exaustor 

Não  Não  Não 

Partida Estrela/Triângulo 

Esteira de processo Sim Não Não  Inversor de Frequência (simples)
Misturador  Não  Sim  Não 

Soft Starter 

Rosca sem fim, Processo Pesado.  Sim  Sim  Não  Inversor de Frequência (Avançado)
Misturador  Não  Sim  Sim  Inversor de Frequência (Avançado)

Nós da Automação Expert reforçamos as boas práticas de instalação pensando em manutenções futuras,  garantindo a qualidade, atendendo à necessidade do cliente, e o mais importante, segurança pessoal e do equipamento. 

Orientações Teóricas e Convite:

Procuramos trazer neste post a forma direta e prática sobre a partida Estrela/triângulo. Mas alguns conceitos devem ser observados, como tensão de fase e tensão de linha, dimensionamento da contatora, cabo de potência e fusíveis. Esses conceitos teóricos são muito importantes para a escolha correta dos materiais a serem trabalhados. 

Nós, da Automação Expert fazemos um convite para conhecer com detalhes os principais componentes utilizados no comando elétrico.

Saiba mais: Curso Comandos Elétricos 

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. A Automação Expert NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.