O que é Relé de Segurança
Relé de segurança é um dispositivo desenvolvido para atender as normas de segurança Nr10, Nr12 e a EN 60204-1. Visando garantir a segurança dos colaboradores na indústria, as máquinas são equipadas com vários dispositivos de segurança tais como:
- Cortina de feixe de luz.
- Botão de emergência
- Sensores e chaves de segurança presentes nas portas.
- Botões bi-manual, alavancas e tapetes de pressão.
E muito mais, para toda aplicação há uma solução de segurança.
O relé de segurança monitora e conecta os dispositivos de segurança, oferecendo praticidade de instalação e um feedback muito confiável dos dispositivos conectados.
Funcionamento do Relé de Segurança
Iremos abordar os conceitos utilizando o esquema elétrico simplificado. Neste esquema os contatos de entrada são denominados como (S11,S12,S21,S22) e possui 4 contatos de saídas, sendo 3 NA e 1 NF (contatos de saída levam somente números).
Ligação Típica Relé de Segurança
Os contatos de entradas (supervisão), são conectados em serie com as chaves de segurança e botões de emergência. Para atender a (EN 60204-1) é utilizado a redundância nos blocos de contatos. Garantido assim que todos os dispositivos de segurança seja supervisionado pelo relé de segurança.
Estando todos os dispositivos OK, utilizando botão “liga/reset” é habilitado a saída supervisionada.
Exemplos saída supervisionada:
- Contatora de segurança.
- Contatos de alimentação 24vcc
- Contatos de alimentação 220VAC
- Habilitação de drives
- Acionamento bi-manual
- Feedback para outros relé de segurança
Em aplicação complexas, é utilizado vários relé de segurança ou até mesmo CLP de segurança em conjunto. A comunicação é realizada através de softwares é também pela saída supervisionada.
Conceitos importantes e falhas
- Teoricamente o fechamento dos contatos do relé de segurança deve ser ativado ao mesmo tempo. Mas na prática há um intervalo de tempo entre o acionamento dos contatos. Por motivos físicos ou até mesmo desgaste, há uma tolerância no tempo de acionamento sem gerar falhas. Que variam de acordo com o modelo geralmente é abaixo dos 800ms, após este tempo o relé entra em falha, sendo necessário corrigir a causa observando qual relé não ativou e no caso do CLP de segurança o código do erro.
- Como todo relé há um limite de comutação, é comum encontrar os contatos de saída colados. Fique atento, pois acontecem falhas de modo intermitente.
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. A Automação Expert NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
1 comentário
Muito bom os artigos