O que é?
Sensor capacitivo é amplamente utilizado na indústria, devido sua capacidade de detectar com precisão uma variedade de objetos, sendo metais, não metais, plástico, vidro, madeira, papel, líquidos oleosos ou aquosos, granulados ou pós. Também é conhecido como sensor detector de proximidade de efeito capacitivo. O sensor capacitivo é capaz de detectar e medir pequenos deslocamentos linearmente, sem a necessidade de contato físico, em distâncias curtas, que variam de praticamente zero até três centímetros, alcançando resoluções nanométricas impressionantes.
Dependendo do tamanho e das propriedades do objeto alvo, do tamanho do sensor e das condições de instalação, é possível obter distâncias de operação que variam de 1 mm a 50 mm. Em comparação com os tradicionais chaves de fim de curso, o fato de o sensor capacitivo não requerer contato físico para funcionar confere-lhe maior durabilidade, velocidade de comutação elevada e um nível superior de confiabilidade.
Princípio de funcionamento
O princípio de funcionamento do sensor capacitivo é baseado na detecção de alterações na capacitância, funciona com base no princípio do campo dielétrico variável, que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina localizada na extremidade do dispositivo. Quando um objeto penetra nesse campo, ocorre uma dispersão na energia do campo, afetando a amplitude do sinal proveniente do oscilador. O circuito de disparo, por sua vez, fornece uma resposta lógica na forma de uma tensão de saída quando o sinal se torna muito baixo, indicando a presença de oscilação.
O sensor mede a capacitância resultante e a compara com um limite pré-definido. Se a capacitância medida exceder esse limite, o sensor interpreta que um objeto está presente na área de detecção. Essa informação é então processada e utilizada para tomar uma ação ou fornecer uma resposta conforme necessário.
O sensor capacitivo possui um potenciômetro que possibilita ajustar a sensibilidade, permitindo assim ajustar o acionamento conforme a aplicação necessária.
Característica elétrica
Os sensores de alimentação alternada (127/220 CA) apresentam somente dois fios, sendo sua alimentação feita em sequência com a carga.
2 Fios
Enquanto os modelos de três e quatros fios apresentam alimentação separada, para acionar a carga utilizam os transistores no circuito amplificador podendo ser do tipo PNP ou NPN. Com saída lógica de chaveamento normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF ).
- 1 Cabo Marrom Alimentação Positivo +24vc
- 3 Cabo Azul Alimentação Negativa 0vcc
- 2 NF Cabo Branco Contato de Saída normalmente fechada
- 4 NA Cabo Preto Contato de Saída normalmente aberto
3 Fios
4 Fios
Aplicações
- Controle de volume pós e líquidos.
- Touch screen, tela do celular.
- Contagem de garrafas, cheias ou vazias, em linha de produção.
- Identificar posicionamento de fim de curso.
O sensor capacitivo detecta a maioria dos materiais, utilizando o ajuste de sensibilidade em uma aplicação clássica, podendo ser usado como controle de volume. Ignorando a parede do reservatório e detectando o material dentro a ser medido.
Observações Finais
Em resumo, o sensor capacitivo funciona detectando as alterações na capacitância do campo elétrico gerado pelo eletrodo quando um objeto é colocado na sua proximidade.
Reforçamos que existem vários tipos de sensores, sendo indutivo, ultrassónico, optico entre outros. O sensor capacitivo detecta vários tipo de matérias, isto não significa que será usado pra tudo. O tipo de sensor será definido pela aplicação utilizada, cada tipo de sensor se destaca pelo material a ser detectado e também o ambiente a ser utilizado.
Conheça nossa loja
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. A Automação Expert NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.